Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive

Recuperar inativos continua sendo um ótimo negócio para aumentar as vendas.

Conquistar novos clientes, exige da empresa altos investimentos em marketing para fazer com que a empresa e sua marca passem a serem percebidas pelo mercado, tornando-se assim uma opção de compra.

Por outro lado, sabe-se que clientes inativos recentes, aqueles que deixaram de comprar da empresa nos últimos 12 a 18 meses, são a “galinha de ovos de ouro”, isto porque, ainda tem na memória a visão clara sobre os produtos da empresa, neste caso, ações de recuperação de inativos são sempre consideradas como uma boa oportunidade de alavancar vendas a baixo custo.

No mercado, estima-se que mais de 70% das carteiras de clientes das empresas são de inativos, e a pergunta que fica é: Porque as empresas deixam que seus clientes fiquem Inativos?

Em geral o que acontece é que estes clientes deixam de ser prioritários pelos canais de venda, seja por questões de logística (clientes longe dos representantes e vendedores), seja por questões financeiras (tickets médios menores), sem considerar a falta de controle das empresas nas administrações comerciais.

Como solução, para não perder este contingente com vendas potenciais, podemos abordar de forma simples 2 ações que podem ser tomadas pelas empresas para contornar este problema de perda de clientes e transformá-los em receita.

Dispor de controle e monitoramento: Com este mecanismo a empresa pode saber com antecedência quem são os clientes que estão deixando de comprar mesmo antes do prazo estipulado para a inatividade, podendo desta forma, enviar alerta aos seus representantes e vendedores para que façam alguma ação de venda.

Dispor de ações ativas de contato com os clientes: Esta é uma ação muito utilizada nas operações de televendas onde os vendedores podem rapidamente contatar os clientes  que deixaram de comprar da empresa. Quando suportada por uma ferramenta especializada a recuperação de inativos a partir das centrais de televendas tornam-se processos rápidos, automáticos e com ótimos índices de recuperação

Outro ponto muito importante é que todo inativo recuperado passa a incorporar novamente a carteira de clientes da empresa com compras recorrentes.

Comments are closed.